E agora, José?


" A partir do momento em que você colocou todos os pingos nos Is e cortou todos os Ts, já poderá fazer o que quiser ".

Pra falar a verdade, o que eu quero?
Pra quem ainda não sabe - ou não leu meu perfil rs - sou estudante de Direito. Estou atualmente cursando o 5º semestre (3º ano), praticamente na metade do curso.
Mas de uns tempos pra cá, estive numa luta constante entre a dúvida e a certeza. Cheguei a conclusão de que não seu o que realmente eu quero da minha vida. Bom, ja me disseram que isso aconteceria, sabe... "Será que realmente é isso que eu vou querer sempre?" ou então "Eu realmente gosto disso?"
Então depois de tanto pensar, martelar aqui dentro da minha cabeça, descobri que estou extremamente triste com a minha  opção.
Não, eu não gosto mais de Direito. E quando alguém me pergunta - poxa, sempre me perguntam - eu falo sabendo que estou tentando me enganar: Gostar eu gosto...

Me sinto numa encruzilhada, onde ha dois caminhos completamente opostos que estão me fazendo ficar louca por não saber qual deles tomar. Mas o que é pior não é isso, é que eu REALMENTE estou ficando louca. Poxa, por que esperar até a metade do curso pra descobrir que esta no lugar errado? Porque - meu santo Deus - PORQUE eu não pensei nisso antes?

Não sei. E espero que essa seja a minha resposta temporária. Espero realmente que eu encontre uma solução sadia e útil em minha vida. Por favor, alguém me salva desta maldita dúvida?

16 comentários:

Mi disse...

ore para que Jesus tire toda sua dúvida e dê animo ao seu curso.
otima semana
beijinhos

Nanda disse...

Nossa, sabe, eu já me senti assim... Eu ia fazer direito, mas desisti e queria mesmo era Moda, mas meus pais não queriam e eu fui pra arquitetura... Eu tava gostando sabe, mas ao mesmo tempo estava angustiada e sabe o que eu fiz? Esperei um pouco pra ver se passava... Não passou e eu chutei a bunda do curso... Pode ter sido a opção certa pq to amando o curso de moda, mas não sei se ele me dará um futuro financeiro tão bom qto a arquitetura poderia me dar, mas tb penso q eu poderia ter forçado mais um pouco... A vida é feita de decisões e elas sempre são difíceis de serem tomadas e sabe o que é pior? A gente não sabe onde elas nos levarão, só o tempo vai dizer... É triste e confuso, mas é a verdade...

Beijos e fica tranquila que tudo se ajeita, você é nova, nós somos novas e temos tempo, apesar de acharmos que não.

http://fermenina.blogspot.com

LaReK disse...

Ai, Cami... Isso é tão difícil! Eu passei por questionamentos semelhantes tbm no meio do curso de Direito e resolvi terminar. Eu gosto do Direito: ele me possibilitou várias conquistas, me faz pensar o mundo de outra forma, me faz entender coisas que eu jamais conseguiria sozinha e, principalmente, paga minhas contas. Mas ele não é minha paixããããão. Ele é meu amigo colorido, digamos, rs.

Claro que cada um tem um ponto de vista, e não adianta terminar o curso só por terminar, ou ficar infeliz por terminar. Mas quis mostrar o ponto de vista de quem teve a dúvida, decidiu optar por continuar e não se arrependeu.

Beijinhos!

ValLindinha disse...

Eu acho muito complicado, no final da adolescencia, ter que escolher uma carreira que irá seguir por muitos anos. Até porque a gente muda, e o que vc gosta hoje, nao gosta amanhã. Pelo menos eu tenho essa dificuldade de saber o que quero, então imagino que isso seja comum a outras pessoas. Pra mim quem cresceu dizendo que seria médico, que tratava dos bichinhos e bonecos na infancia e virou um médico, são exceções. Dessas pessoas que ganharam uma missao na vida.
Eu não sou assim. Rá! Até hoje (e olha que eu tenho bem mais tempo de estrada do que vc) não sei o que quero e nem o que faço muito bem (dizem que todo mundo tem algo em que é melhor do que a média.
Não fique se martirizando pelo fato de ter "esperdiçado" tres anos com algo que você não gosta, porque você não tinha como saber como era sem exprimentar, ne?
As vezes a gente vê a ponta e tudo parece muito glamouroso e queremos aquilo pra nossa vidaa, mas os bastidores, o caminho, às vezes são tão árduos que não vale a pena, ou não combinam com nossos valores, nosso jeito de ser.
Toda menina sonha ser modelo, pq elas são lindas, vivem cercadas de gente bonita, famosa, ganham dinheiro e fama mas.... ninguem pensa em como ha disputa e inveja nesse meio, em que muitas meninas ainda, precisam passar dias sem a familia, o sacrificio para manterem-se magérrimas, o ritual de ensaios e produções complicadas, roupas desconfortaveis ou inadequadas à temperatura....
É querida, a vida não é facil não! Pemita-se experimentar e se dê o direito de errar, afinal você não nasceu sabendo

carla disse...

Incerteza... por incrível que pareça, ela é quase certa na vida de todos.
Eu também já me empolguei com uma determinada coisa e ao chegar na metade, vi que aquele não era o meu caminho. E não foi só uma ou duas vezes não.. foram várias.
Tenha calmam pois tudo se ajeita! Eu vou te ajudar, fique sossegada!

Beijos Beijos
Ara

Amanda Zulai disse...

Adorei o texto flor (:
Fazia tempo que eu não passava por aqui também hehe
Adorei o novo visual do blog! Lindo como sempre.

Beijos
http://diariodelooks.blogspot.com/

Érica França disse...

Eu vivi isso do fim do ano até agora!!
E larguei publicidade e propaganda no terceiro semestre e decidi começar em agosto/2011 Fisioterapia estou super feliz com minha decisão eu não estava feliz com PP. Mas amiga decida o que te fizer bem!
Beijos!

Ro Malet disse...

Xuxu,

te entendo perfeitamente.
Levei anos para desxobrir o que queria, anos mesmo!
Até agora não sei, mas comecei a me achar.
Isso é normal, mas entendo sua aflição.
Acho que agora que viu que não gosta, deverias pensar melhor. Quem sabe migrar para outra area, talvez vc possa aproveitar cadeiras.
Pensa com carinho. Sei que foi grana e tempo, mas muita coisa rolará daqui para frente, acho que ainda é tempo, afinal, a decisão de ir até o fim tbm mudará muita coisa no futuro.

Beijocas

Shirley Mello | TodaBeleza disse...

Flor, acho q mesmo q vc tivesse terminado o curso e percebesse que isso não é o q vc quer, que te traz felicidade, seria o momento de procurar algo q te relize. Sem contar, q se vc escolhe outro curso, pode economizar tempo eliminando disciplinas q vc já tenha cursado. Minha irmã fez, quatro anos de Ciências Contábeis (na época eram 05 na PUC), parou e fez 2 anos de Gestão Financeira. Resumindo: nunca é tarde pra recomeçar. Tô torcendo pra q dê tudo certo pra vc!
Bjs!

Unknown disse...

Oi linda, então... se você tem essa dúvida eu acho que você deveria arriscar algo que gosta pois não há nada pior que ficar presa em aglo que não te satisfaz.

Se você chegou a decidir não gostar mais, é diferente de estar um pouquinho cansada do curso. Eu por exemplo amo o que eu faço, mas também tenho umas horas de "saco cheio da facu"

Ai você tem que pensar direitinho se conseguirá conviver com a dúvida de mudar, se é isso mesmo que quer.

Eu sou a favor da gente ser feliz e fazer o que gosta. Não há nada mais prazeroso você acordar feliz pra fazer o que gosta.


Espero ter ajudado.

Beijo

Unknown disse...

Oi Mary, fico feliz por sua decisão. Tem muita gente que vive infeliz simplesmente pelo medo de arriscar! :D

Parabéns!
Pra que curso vai agora?

Beijocas

luciana franco disse...

Ei,adorei seu blog!!! estou te seguindo.. depois da uma passadinha lah no meu cantinho bjuss

Lu Pourbaix disse...

Olha eu também vivo nessa luta constante comigo mesma,
comecei fazendo Psicologia, parei no quinto período.
Dps passei pra uma facul estadual Pedagogia, não gostei,
passei pra uma Federal, Serviço Social e acabei de largar no primeiro período.
Não sei do que gostou ou quero, mas isso não é o pior, o pior mesmo é ouvir das pessoas que você sempre começa algo e não termina, ouvir críticas e ver dedos apontados, isso pra mim é o pior!
Mas um dia eu vou descobrir do que gosto, espero que não seja muito tarde! E você também!
Está rolando um sorteio lá no blog,
um corretivo da YSL, se quiser partipar ...
Beijos
www.lupourbaix.com

Patricia disse...

Acredito que o melhor seria concluir o curso de direito, já que está na metade e se você estuda em particular já deve ter gasto um bocado de grana. Após concluir a faculdade ou paralelamente ao curso vc poderia escolher outro, até pq seria ótimo ao seu currículo ter um curso já completo, independente da outra área que vc escolher. E direito é complementar a quase tudo nessa vida. Depois vc segue com outro curso (de sua preferência). Eu já sou formada em Odontologia e muitas vezes pensei se era a coisa certa, me formei e sei que nunca estaremos satisfeitos 100% com o trabalho ou com o retorno financeiro. Disso vc pode ter certeza. Bjocas, pensa bem direitinho e peça a Deus que te ilumine.
:*

Inspiração Fashion disse...

Não se culpre por isso!!! Já passei pelo mesmo caso, e pior, so falto fazer o Tcc e largeui tudoooooo, mas hoje em dia muitos jovens estão assim, na real o pq não sei, mas sei que se culpar e lastimar só piora as coisas ;)

Deixa a vida te leva, quando você menos esperar, vai encontrar!!!

bjinhos,

Gra

Anônimo disse...

Nossa, eu poderia falar bem do curso, pois sou advogada, mas... qd eu fiz o curso de direito não tinha dúvidas, achava que dps seria mais fácil conseguir uma carreira estável, mas dps que me formei as coisas ficaram péssimas, rss, trabalhei como advogada autônoma e dativa pelo convênio da PGE e ganhava muito pouco, mal conseguia pagar aluguel, sempre pedi HELp p/ pais, enfim. Mudei de cidade, montei 1 negócio que tbm não deu certo, e cá estou voltando a advogar, mas agora está mais difícil, pois não sei se gosto mais de advogar e não vejo saída, pois já sou advogada e não gosto de advogar (não falo disso p/ ninguém e hj resolvi falar aqui, rss), qd preciso fazer uma audiência eu nem durmo de preocupação, mas e agora José? Nessa altura do campeonato, com 36 anos o que posso fazer? Se eu pudesse voltar atrás teria feito Jornalismo (era o que eu queria) mas c/ me falavam q não dava dinheiro, que Direito era o curso certo p/ poder fazer concursos, etc, acabei fazendo Direito. Mas vc tem que ver o lado do que já gastou tbm né, vc é nova pode terminar essa facu e dps fazer o que gosta. Hj eu gostaria de fazer MODA, aliás amo. Sei que vou conseguir sair dessa encruzilhada, rss. Nem sei c/ aconselhá-la, siga o seu coração.Bjs e boa sorte!

Postar um comentário

Comente com carinho e volte sempre!
Obs: Críticas são bem vindas, mas que sejam construtivas!